segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Por onde começar?

Por onde começar? Qual será uma bom assunto para iniciar a minha participação neste Blog? Esta foi a dúvida que me assolou e me provocou momentos de reflexão e de alguma apreensão.
Já lá vai o tempo em que se vulgarizaram os Blogs, em que eram fontes de discussão e análise politico-social. Já não será assim tanto. A proliferação de opiniões (blogs), a globalização da informação, levou a uma maior dispersão de opinião e a uma maior especialização da informação disponível. De facto é uma potencial enorme aquele com que agora deparamos cada vez que iniciamos o browser. Essa enorme diversidade faz com que cada vez mais nos especializemos em algo, procuramos blogs especializados em música, política, desporto, etc... mais dentro das áreas que nos despertam interesse vemo-nos obrigados a "sinalizar" através de um feed o que verdadeiramente nos importa. Poderíamos dizer que indo sempre aos mesmos sítios da net nos arriscamos a deixar passar todo um mundo ao nosso lado sem sequer reparmos nisso.
A verdade é que precisamos de escolher, de seleccionar o que queremos, ou melhor, sobre o que queremos saber. Não temos tempo para mais.
A especialização tende a criar sub-culturas que se refugiam em informação seleccionada desprezando o geral em detrimento da objectividade, da quantidade infinita ao que realmente lhes interessa.
Não gosto das especializações, não acredito que seja muito bom saber tudo acerca de algo e não se saber mais coisa nenhuma. Além disso todos sabemos o quão fastidioso pode ser encontrar um interlocutor que sabe só de uma coisa... (faz-me lembrar um jantar que tive em casa de uma ex-namorada, estudante de medicina, em que só se ouvia falar de gestos médicos... ainda bem que fiquei perto da televisão...).
Sou um pouco como os gregos e por arrastamento como os homens do renascimento, que acreditavam que o Homem para ser completo tinha que saber de várias matérias e o mais profundamente possível sobre cada uma delas.
Acrescento só que devemos aprofundar uma ou duas para nos podermos deliciar consoante os nossos gostos pessoais e/ou prazeres mais íntimos.
Falarei aqui do que me apetecer, foi isso que me foi pedido, por isso escreverei desde vulgaridades (como é o caso), à pesca, política, desporto, música, cinema, etc...
O espírito que presidiu à criação deste espaço foi o de disponibilizar um espaço multi-facetado onde possamos descobrir um pouco mais sobre várias coisas. Veremos se atingiremos os portos de chegada porque a partida foi calma e serena e mar apresenta-se-nos calmo isto apesar da bruma ao fundo no horizonte.

Sem comentários: